Base legal e institucional 6w2f6r
A recomendação do MPSC tem respaldo em fundamentos constitucionais e legais. Segundo o órgão, é função do Ministério Público zelar pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A divulgação de atos e programas públicos deve respeitar a impessoalidade, sendo vedada qualquer forma de promoção de autoridades.
O instrumento da Recomendação é utilizado por promotores de Justiça quando se verifica a possibilidade de prevenir irregularidades sem necessidade de judicialização. Embora não seja obrigatória, o descumprimento pode levar à adoção de medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.
Atuação das turmas revisoras
As três turmas revisoras do CSMP têm como função revisar investigações arquivadas pelas Promotorias de Justiça. Elas decidem se o arquivamento deve ser homologado – encerrando o caso – ou se a investigação deve continuar, com redistribuição para outro promotor, designado pelo Procurador-Geral de Justiça. Também analisam prorrogações de prazo de inquérito e questões de competência entre órgãos do MP, especialmente em casos de improbidade istrativa que ultraem um ano de apuração.
Com essa atuação preventiva e orientativa, o MPSC reforça o compromisso com a integridade na istração pública e a ética na comunicação institucional, contribuindo para a transparência e o respeito aos princípios constitucionais que regem a gestão pública.
IMAGEM ilustrativa gerada por IA.
USUCAPIÃO Nº 5000885-56.2024.8.24.0126/SC AUTOR: JOSE ANTONIO DA SILVA RÉU: ALVACIR JOSÉ WENDT EDITAL Nº…
Polícia Civil e Militar atuaram em conjunto para elucidar crime ocorrido no dia 11 de…
Uma mulher de 60 anos de idade foi encontrada morta no banheiro de sua residência…
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
This website uses cookies.