
Descontos indevidos no INSS afetam milhares em SC – Saiba como afetados devem proceder m1mr
Procon SC já registrou 2.699 reclamações de aposentados e pensionistas 206t1n
Aposentados e pensionistas de diversas cidades de Santa Catarina estão sendo surpreendidos com descontos indevidos em seus benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), gerando indignação e preocupação entre os consumidores. Uma investigação do Procon SC (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Catarina) identificou 2.699 reclamações relacionadas a cobranças feitas por oito empresas diferentes, levantando suspeitas de irregularidades em contratações alegadamente realizadas de forma digital.
De acordo com o Procon SC, as vítimas – em sua maioria idosos – alegam não terem autorizado ou solicitado os serviços cobrados, como mensalidades associativas e créditos consignados. A situação foi registrada em pelo menos 64 municípios catarinenses, evidenciando que se trata de um problema com ampla dimensão.
Como verificar se há descontos ilegais no seu benefício?
O próprio Procon SC orienta os beneficiários a realizarem uma verificação simples, por meio do portal ou aplicativo “Meu INSS”:
– e o site ou o app Meu INSS;
– Faça com F e senha do Gov.br;
– Clique na opção “Extrato de benefício”;
– Escolha o número do seu benefício;
– Verifique se há descontos referentes a mensalidades ou crédito consignado que você não reconhece;
– Caso encontre algum desconto suspeito, o beneficiário deve registrar uma denúncia imediatamente no Procon mais próximo ou pelos canais de atendimento digital.
Medidas do Procon SC
Cada denúncia recebida gera a abertura de um processo istrativo. Segundo o órgão, alguns casos são resolvidos por meio de acordo, mas outros ainda tramitam sem solução definitiva. Para buscar alternativas conjuntas e mais eficazes, o Procon SC articula, junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), uma reunião com todos os Procons estaduais marcada para o dia 20 de maio. O objetivo é exercer pressão institucional e encontrar uma resposta nacional ao problema.
O que fazer se você for afetado?
Se você é aposentado, pensionista ou conhece alguém nessa situação, é essencial verificar o contracheque do INSS regularmente. Em caso de dúvidas ou identificação de cobranças indevidas, acione imediatamente o Procon SC.
Canais de atendimento do Procon SC:
– Site: www.procon.sc.gov.br
– Disque 151
– WhatsApp: (48) 3665-9057
Fique atento! Essa prática pode configurar violação dos direitos do consumidor e precisa ser combatida com informação, denúncia e acompanhamento legal. Acompanhe as redes sociais do Procon SC para mais orientações sobre como proteger seu benefício e seus direitos.
IMAGEM gerada por IA.
Publicar comentário Cancelar resposta 5e3k2d