FOTO: Porto Itapoá / Divulgação. 5m4kg
A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu como tema de 2023 para o Dia Mundial do Meio Ambiente: “Soluções para a Poluição Plástica”. O objetivo é incentivar ações que diminuam a utilização e deem destinação correta a estes materiais, mostrando como países, empresas e indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável. Seguindo esse movimento, o Porto Itapoá contribui com diversas iniciativas, entre elas, a adoção de copos de papel e reutilizáveis em todo o Terminal. Outra iniciativa do Porto Itapoá para reduzir a pegada ambiental e que já conquistou reconhecimentos e premiações é o seu Programa de Compostagem.
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Porto Itapoá realizará nesta segunda-feira, uma programação junto aos colaboradores e à comunidade. Nesta data, serão montadas tendas em frente ao Terminal, com distribuição de mudas de árvores nativas, flores, hortaliças e plantas medicinais. Também será feita a doação de adubo natural proveniente de compostagem orgânica realizada internamente pelo Terminal.
Sobre o Programa de Compostagem do Porto Itapoá
O Programa de Compostagem Acelerada por Biotecnologia conquistou importantes reconhecimentos em 2022: o Prêmio Fritz Muller, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, e o Prêmio BMW Supplier Day, destinado à cadeia de fornecedores da montadora que compartilham seu compromisso com a sustentabilidade. Para o desenvolvimento desta iniciativa premiada, o Porto Itapoá contratou a Organa Biotech e contou com o envolvimento dos times da Maná do Brasil e da Orbenk na implantação da logística para destinação dos resíduos da cozinha e na conscientização dos colaboradores para a diminuição dos desperdícios no restaurante.
Como resultados, houve a redução da pegada ambiental, promovendo a reciclagem e a economia circular. Houve uma redução de 42% no desperdício de resíduos alimentares no restaurante, além de melhorar a coleta seletiva, diminuindo a presença de plásticos misturados aos orgânicos em 93%. No final de 2022, foram compostados cerca de 23 mil quilos de resíduos, transformados em 9 mil quilos de composto orgânico. Se esse volume de resíduo fosse para um aterro, seria responsável pela emissão na atmosfera de 28,7 mil quilos de CO2eq – gás responsável pelo efeito estufa. Com a compostagem houve a redução das emissões para 14,9 mil quilos de CO2., além de evitar o uso de 3 mil sacos plásticos com a implantação de baldes para retirada dos resíduos da cozinha.
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação global em prol das questões ecológicas. Celebrado anualmente desde 1973, a data também se tornou uma plataforma vital para promover o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam todos os anos. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam o Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.
Dados sobre a poluição plástica
– Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano.
– Metade desses materiais é projetada para ser usada apenas uma vez.
– Desse total, menos de 10% é reciclado.
– Estima-se que entre 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares.
– Hoje, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, vaza para o oceano e é queimado, gerando fumaça, tornando-o uma das mais graves ameaças para o planeta.
Cada um pode fazer a sua parte, reduzindo o consumo de materiais plásticos descartáveis, reutilizando e reciclando!
Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
A Prefeitura Municipal de Itapoá divulgou nesta semana dois editais de processos seletivos públicos para…
USUCAPIÃO Nº 5000885-56.2024.8.24.0126/SC AUTOR: JOSE ANTONIO DA SILVA RÉU: ALVACIR JOSÉ WENDT EDITAL Nº…
Polícia Civil e Militar atuaram em conjunto para elucidar crime ocorrido no dia 11 de…
Uma mulher de 60 anos de idade foi encontrada morta no banheiro de sua residência…
This website uses cookies.
View Comments 5z322e
Parabéns pelas iniciativas de ações básicas para melhorar as questões relacionadas com desperdício e reaproveitamento de produtos. Entendo que, que um empreendimento de grande porte poderia ir além e ampliar suas ações implantando programas permanentes, como educação ambiental, além dos limites da zona portuária, contribuindo ainda mais com a comunidade local o qual está inserida, com ações permanentes de responsabilidade socioambientais. isso elevaria sobremaneira a avaliação do porto Itapoa, no cenário nacional e mundial.