Gostaria apenas de acrescentar um comentário que aliás ouvi do próprio autor da matéria. A comentada lei não faz o governo gastar mais, pelo contrário economiza mais. Isto porque é dever do ministério da cultura promover a cultura em todos os níveis com exposições, shows, apresentações teatrais e outras formas, que ele transfere aos artistas. E se ele fosse fazer tudo isto através do ministério com seus próprios recursos materiais e humanos não alcançaria fazer nem 10% do que se movimenta hoje através do empenho dos próprios artistas. Pergunto: quem monta os projetos? Não é o ministério - ele apenas avalia. Quem vai atras dos patrocínios e dos recursos para o projeto? Não é o Minc que neste campo não se envolve. Quem prepara os artistas, financia os ensaios em fim todo um elenco de providências até que as apresentações venham ao público? O Minc. não se envolve. Em fim quem faz tudo acontecer é o autor do projeto e seu patrocinador e nem vai mexer no orçamento do próprio Minc. Por lei o ministério nem pode incorporar estes recursos orçamentários no orçamento próprio, por isto acaba sobrando por que faltam atores da população civil que se interessem pela cultura e se dispõem a buscar estes recursos para suas comunidades. Falta consciência da comunidade de que estes recursos podem ser retidos na própria comunidade em vez de sumir nos mensalões de Brasilia. Que tal uma sugestão? Mantemos os incentivos a cultura que é uma quinquilharia em relação a outros incentivos e começamos cortando as emendas orçamentarias dos parlamentares que representa muito mais gasto e também é uma forma de democratização do orçamento. Já que é esta democratização que está levando o pais a falência. Sugiro ainda que demos uma olhadinha na diferença entre outros avanços democráticos que estão na mira do salvadores da pátria: O bolsa família (diga-se de agem susceptível a críticas mais sérias) é em torno de 28 bilhões. Já o bolsa empresário que envolve centenas de formas de subsídios fiscais a muitos setores da economia muito bem servidos como os bancos e o agronegócio somam em torno de 270 bilhões. Concluo que abrir mão da lei seria abrir mão de todo um contingente de pessoas que estão trabalhando para o ministério praticamente sem custo. Por isto não pode ser considerado uma medida que vai gerar economia ao poder público, pelo contrário vai onerar mais caso queira manter os programas culturais em andamento. 3zm4f

  • PROFESSOR MUTTI!
    MESMO NO ÁRIDO TERRENO DAS PALAVRAS O TEXTO É ESCLARECEDOR E BRILHANTE, PARABÉNS!

  • Em tempos onde opiniões e boatos tem maior credibilidade do que análises aprofundadas de quem se dedica realmente a Cultura como você Mutti, espero do fundo do coração que sua coluna seja um divisor de águas e comecem a prestar mais atenção nas políticas que estão dando certo para nosso país. Hoje ficou fácil falar sem ter conhecimento de causa, o contrário do que vêm fazendo aqui nessa coluna. Parabéns, continue assim esclarecendo as pessoas pois para espalhar mentiras a internet está cheia.

  • Excelente seu texto, Mutti, e muito esclarecedor. Infelizmente a evidência de que as pessoas têm preguiça de pensar e vão sempre na estória dos outros é corretíssima. Vemos isso na própria história política, cultural, educacional. Vemos isso no dia a dia dos educadores e educandos. Vemos isso nos vizinhos e amigos que não se dão ao trabalho de ouvir nossa opinião, mas já desandam uma opinião pré-definida pelas redes sociais. Porém, as opiniões não significam nada se não tiverem informações coerentes e bem estudadas. Mas quem se dá a esse trabalho? Poucos!!!

  • Leave a Comment
    Share
    Published by
    Mutti
    Tags: colunaconteudoculturagovernoimagemkirinusleilei-rouanetministeriomuttimutti-kirinusnadarouanettudo
    9 anos ago

    Recent Posts 6pd2i

    Prefeitura de Itapoá lança processos seletivos para contratação de estagiários 3b471c

    A Prefeitura Municipal de Itapoá divulgou nesta semana dois editais de processos seletivos públicos para…

    1 dia ago

    EDITAL Nº 310075437128 3n3b4h

    USUCAPIÃO Nº 5000885-56.2024.8.24.0126/SC AUTOR: JOSE ANTONIO DA SILVA RÉU: ALVACIR JOSÉ WENDT   EDITAL Nº…

    1 dia ago

    Autor de tentativa de homicídio em posto de gasolina é identificado e preso em Itapoá 5n6gw

    Polícia Civil e Militar atuaram em conjunto para elucidar crime ocorrido no dia 11 de…

    2 dias ago

    Porto Itapoá amplia inclusão com nova turma de capacitação para pessoas com deficiência 3c358

    Projeto integra o Programa Porto para Todos e oferece oportunidades reais de crescimento profissional O…

    3 dias ago

    Idosa é encontrada morta no banheiro de casa em Garuva 1y434g

    Uma mulher de 60 anos de idade foi encontrada morta no banheiro de sua residência…

    4 dias ago

    EDITAL – USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 6fk10

    Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…

    4 dias ago

    This website uses cookies.