
Requerimento recebido pela ANTT indica interesse na construção de ferrovias em Itapoá 3q5w1a
Recentemente, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou que recebeu um requerimento de solicitação da outorga para a construção e operação de duas ferrovias. A demanda, que será analisada pela Agência antes de qualquer novo encaminhamento, partiu do Porto Itapoá. A ideia é ligar o terminal portuário local com a malha ferroviária nacional. 6v4t25
Há um processo longo de estudos a serem realizados antes de a ANTT autorizar a construção e operação de qualquer ferrovia, mas o requerimento feito pelo terminal portuário itapoaense demonstra o interesse pela realização da obra.
Caso e pela avaliação inicial, os próximos os seriam a definição da modelagem financeira para custear as obras.
Como fatores que podem influenciar no interesse por um investimento como esse, que com certeza será de grande porte, está o fato de Itapoá ser a cidade que mais cresce proporcionalmente em população considerando todos os municípios de Santa Catarina desde 2010, tendo avançado 135% desde então e contando hoje com uma estimativa de quase 35 mil habitantes.
Uma das ferrovias em análise, solicitadas pelo Porto, é entre Itapoá e Araquari, com 113 quilômetros de extensão, que faria ligação com a Malha Sul, qual inclui ligação com São Francisco do Sul e outros municípios do Norte de Santa Catarina, bem como com o estado do Paraná. Hoje, é utilizada para o transporte de grãos até o Porto de São Francisco do Sul.
Já a outra ferrovia em estudo a pedido do terminal portuário itapoaense é entre Itapoá e Morretes (PR), que teria 83 quilômetros de extensão e faria conexão com a malha ferroviária nacional.
As concessões pretendidas para as duas ferrovias citadas seriam de 99 ano, que é o limite previsto pela legislação brasileira.
De acordo com o divulgado pelo Grupo NSC Comunicação, há ainda uma outra frente do Governo de Santa Catarina que quer incluir também uma expansão na malha ferroviária do estado. A proposta é que Itapoá tenha ligação também com o futuro contorno ferroviário de ville, com 88 quilômetros de extensão. Já há solicitação de que tal obra seja incluída em estudo para ser contratada no novo PAC (Programa de Aceleração do Desenvolvimento) do Governo Federal. A intenção é que mais portos catarinenses contem com o ferroviário.
Com informações do Grupo NSC Comunicação. Imagem ilustrativa gerada por IA.
Leia também: 1i525
Porto Itapoá amplia inclusão com nova turma de capacitação para pessoas com deficiência 3c358
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil e avança em expansão 3u5z1k
Porto Itapoá e GERAR oferecem curso gratuito de preparação para entrevistas de emprego 164c2l
Homem morre ao ser atropelado na rodovia SC-417, em Garuva 28y6j
Itapoá registra sua primeira morte por dengue de 2025 – é o segundo registro em SC 6s47f
Flávio Oscar camara 7 de março de 2025 - 11:59 11:59 6y4v28
Interessante e nescessário,ainda mais com dois portos em funcionamento,Itapoá deve ter mais de 50.000 habitantes,muitos moradores não transferiram seu título eleitoral. Outro assunto , é visar o turismo, precisa canalizar o escoamento fluvial que liga a av.andre com a segunda e terceira pedra,em Itapema do norte, fazendo um Boulevard ,iluminado,calçadas,paralela só canal para o aos pedestres a praia e estender a av beira mar,ligando a primeira pedra a terceira pedra, com o de veículos para atender também o armazém da Maria e comércios em volta.
Ricardo 8 de março de 2025 - 16:29 16:29 2q2r19
Ficaria show de bola!!
Carlos 7 de março de 2025 - 11:16 11:16 5j6ki
Vendo área 3.100 mts localizada a 800 mts do porto e 1 quadra e meia da baia de babitonga
3 comments 75r2o